Introdução

A trigonometria possui diversas aplicações práticas. Encontramos aplicações da Trigonometria na Engenharia, na Mecânica, na Eletricidade, na Acústica, na Medicina, na Astronomia e até na Música. Por exemplo, a trigonometria do triângulo retângulo nos permite realizar facilmente cálculos como:

Um pouco da história da Trigonometria

Sabe-se que a origem da Trigonometria é incerta. Provavelmente ela nasceu por volta do século IV ou V a.C. com os egípcios, babilônios e gregos, devidos a problemas surgidos pela astronomia e navegação.

O significado da palavra Trigonometria é a medida do triângulo. Dentre os principais precursores da Trigonometria na antiguidade destacam-se: Hiparco de Nicéia (por volta de 180 a 125 a.C. - pode ser considerado o pai da Trigonometria), Menelau de Alexandria (100 a.C.), e Ptolomeu (séc. II d.C.). Dentre todas as obras deixadas por esses gênios a mais influente, significativa e elegante foi sem dúvida a Syntaxis mathematica, uma obra composta de 13 livros escrita por Ptolomeu e que mais tarde ficou conhecida entre os árabes como o Almajesto

Quer saber mais, consulte:
http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa2c.html
http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo/funcoes/trigonometricas/ftrigonometricas.htm

Projeto RIVED 2006-2007
Conteúdo registrado sob licença Creative Commons
Projeto RIVED UFOP DEMAT/UFOP DECOM/UFOP MEC SEED/MEC